Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

DINAMARCA

Dinamarca vai construir a primeira ilha de energia renovável do mundo

Publicado em: 05/02/2021 18:44 | Atualizado em: 05/02/2021 19:09

 (Foto: Orlando Sierra/AFP)
Foto: Orlando Sierra/AFP
Nesta quinta-feira (4) a Dinamarca aprovou um projeto para construir a primeira ilha artificial de energia do mundo no mar do Norte. A ilha irá produzir e armazenar energia renovável suficiente para conseguir atender 3 milhões de residências europeus.

De acordo com a agência Reuters, o plano prevê na primeira fase que a ilha possua o tamanho equivalente a 18 campos de futebol e estará conectada a centenas de turbinas eólicas offshore, que além de fornecer energia as casas também vai poder abastecer  hidrogênio para uso em navegação, aviação, indústria e transporte pesado. "Este é realmente um grande momento para a Dinamarca e para a transição verde global. A ilha dará uma grande contribuição para a concretização do enorme potencial da energia eólica offshore europeia", declarou o ministro de Energia dinamarquês, Dan Jorgensen, durante uma coletiva a imprensa. 

Destacando que o país escandinavo traz um projeto exatamente na atual conjuntura em que a União Europeia afirmou recentemente que pretende transformar seu sistema elétrico para que dependa, sobretudo, de energias verdes e renováveis dentro de uma década e assim desenvolver sua capacidade de energia eólica offshore em 25 vezes até 2050.

A criação da ilha de energia está orçada em aproximadamente 210 bilhões de coroas dinamarquesas (R$ 181 bilhões), sendo um componente fundamental  no objetivo da Dinamarca, legalmente obrigatória na meta de reduzir as emissões de gases do efeito estufa  em 70% até 2030 em relação aos níveis de 1990, uma das mais ambiciosas do globo.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Com 93% de taxa de ocupação de UTIs, Pernambuco decreta mais restrições
De 1 a 5: saiba qual é seu perfil profissional e como tirar o máximo proveito dele
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 01/03
Doença da urina preta: síndrome rara pode levar à UTI
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco