Diario de Pernambuco
Busca

CALOR NO PAÍS

Recorde de temperatura atinge a Austrália e causam grandes incêndios

Publicado em: 01/12/2020 20:25

 (Foto: QUEENSLAND FIRE AND EMERGENCY SERVICES / AFP)
Foto: QUEENSLAND FIRE AND EMERGENCY SERVICES / AFP
O Departamento de Meteorologia da Austrália anunciou nesta terça-feira (1) que esta primavera bateu o recorde de calor no país, sendo considerado a mais quente já registrada no mês de novembro. No último sábado, as temperaturas ultrapassaram os 40° C em Sydney e no oeste da Nova Gales do Sul e, ainda no norte do estado de Victoria ficaram próximas a 45° C.

Enquanto isso, a llha Fraser, patrimônio histórico da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), é afetada há seis semanas por um imenso incêndio que começou com uma fogueira ilegal e agora está fora de controle. O fogo até o momento destruiu o equivalente a 760 mil quilômetros quadrados de terra de arbusto seco. São mais de 30 equipes que lutam com bombas de água, mas o fogo já se alastrou inclusive para as atrações turísticas e as florestas da ilha se encontram atingidas pela fumaça.

Anteriormente, o corpo de bombeiros havia alertado que as condições poderiam piorar. E hoje os serviços de incêndio e emergência no estado de Queensland emitiram um aviso de retirada, porque os incêndios se espalham por diversos locais da ilha. "As equipes de bombeiros estão trabalhando para conter o fogo, mas eles podem não ser capazes de proteger todos os bens. Você não deve esperar um bombeiro à sua porta", informou a direção dos serviços de emergência de Queensland.

O controlador de incidentes James Haig postou na rede social um vídeo, no qual relata que as condições são muito desafiadoras, porém afirma que os bombeiros estão fazendo o seu melhor para tentar aplacar os prejuízos provocados por um incêndio de vastas proporções e tão devastador. “O Serviço de Queensland de Incêndios e Emergências e o Serviço de Parques e Vida Selvagem de Queensland continuam as operações de combate ao fogo na Ilha Fraser. Ontem, em duas horas e meia, três aviões Fireboss de asas fixas, despejaram 84 cargas de água salgada nos arbustos. Isso significa 250.000 litros ou uma queda de 3.000 litros por aeronave a cada cinco minutos”, diz a mensagem de Haig.

Apesar dos incêndios serem frequentes e até comuns no território australiano, cada vez mais nos últimos anos as condições climáticas se agravam, pois o país tem ficado mais seco e quente há décadas. Em 2019 foi o ano mais quente da Austrália e nos últimos sete anos os mais quentes da história da Ilha Fraser, que é maior ilha de areia do mundo e também a única floresta tropical alta que cresce na areia.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.