Diario de Pernambuco
Busca

ELEIÇÕES

Trump diz que americanos terão que aprender chinês, caso Biden seja eleito

Publicado em: 11/08/2020 18:22

Presidente dos EUA, Donald Trump (Foto: AFP/B. Simialowski)
Presidente dos EUA, Donald Trump (Foto: AFP/B. Simialowski)
Com mau desempenho nas prévias das eleições à Casa Branca, o presidente Donald Trump declarou, nesta terça-feira (11),  que caso não seja reeleito os Estados Unidos serão "dominados" pela China. O discurso em tom xenófobo, é uma crítica ao plano de governo do seu adversário, o democrata Joe Biden, que, ainda segundo Trump, "pegaria leve" com os chineses. 

"Tudo o que eles estão esperando, incluindo a China, é que eu seja derrotado. Porque se eu for derrotado, a China será 'dona' dos EUA", disse o presidente em entrevista ao radialista conservador Hugh Hewitt. "Se eu não ganhar as eleições, vocês (norte-americanos) terão que aprender a falar chinês!", acrescentou.

Biden, que anunciou a senadora Kamala Harris como vice da sua candidatura à presidencia dos EUA nesta terça, já demonstrou o contrário do propagado por Trump. O diretor da campanha de Biden, Andrew Bates, rebateu os comentários feitos por Trump, afirmando que a força da China é consequência "fracassos" de Trump "em todos os indicadores", que criaram um vácuo de poder no mundo — agora preenchido pelos chineses.

"Trump tem sido o presidente mais fraco da história dos EUA no que se refere à China. À medida que a crise de saúde pública mais devastadora dos últimos 100 anos se espalhou rapidamente, ele repetiu a propaganda do Partido Comunista Chinês para minimizar a ameaça (da Covid-19) e justificar sua inação", disse Andrew em entrevista à Business Insider.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.