Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

Sinal verde

Empresas brasileiras são autorizadas pela NASA a produzirem ventiladores mecânicos

Publicado em: 02/06/2020 19:59

A agência espacial norte-americana Nasa autorizou, sem necessidade de pagamento de royalties, 21 empresas do mundo, incluindo três brasileiras, a produzir um aparelho denominado Vital (Ventilator Intervention Technology Accessible Locally). O equipamento é um novo tipo de ventilador mecânico de baixo custo, projetado para auxiliar no tratamento de pacientes em estágio avançado da Covid-19.

A Nasa reuniu uma equipe de engenheiros do Laboratório de Propulsão a Jato, que projetaram em apenas 37 dias o Vital, numa tradução livre Tecnologia de Intervenção Ventiladora Acessível Localmente. O aparelho usa um sétimo das peças de um ventilador convencional e comum, utilizando componentes amplamente disponíveis. Ele poderá ser usado tanto em hospitais tradicionais quanto em hospitais de campanha, e possui uma durabilidade prevista de aproximadamente 4 meses. Isto é, será um aparelho destinado a emergências, e não uma solução a longo prazo ou definitiva.


De acordo com a Nasa, 331 empresas de 42 países submeteram pedidos para produção do aparelho, sendo que 21 delas já receberam a licença. Destas, 8 são dos Estados Unidos e 3 estão no Brasil. As empresas brasileiras selecionadas para a produção do Vital são a Dfv Comercial e Industrial Ltda., a Russer Brasil Ltda. e o Senai Cimatec

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Notícias do dia: Bolsonaro doente e sem máscara, futebol vetado e inscrição para testar vacina
Presidente Jair Bolsonaro testa positivo para a Covid-19
Bolsonaro apresenta sintomas de Covid-19 e faz teste
Notícias de 06/07 - Covid-19 deve matar mais no interior, prefeito investigado e festa restrita
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco