Diario de Pernambuco
Busca

MODIFICAÇÃO

Casa que Adolf Hitler nasceu na Áustria vai virar delegacia

Por: AFP

Publicado em: 02/06/2020 14:22

 (Foto: JOE KLAMAR / AFP
)
Foto: JOE KLAMAR / AFP
A casa onde Adolf Hitler nasceu na Áustria se tornará uma delegacia de polícia e será modificada ao mínimo pelos arquitetos, explicou nesta terça-feira (2) o governo, cujo objetivo é "neutralizar" este edifício com um passado incômodo.

A empresa de arquitetura austríaca Marte.Marte venceu a licitação europeia para transformar o edifício graças à sua abordagem "aparentemente minimalista", explicou o presidente do júri, Robert Wimmer, em uma entrevista coletiva. 

O governo austríaco travou uma dura batalha judicial para garantir a propriedade desta casa localizada no norte do país, a fim de impedir que o local onde Hitler nasceu em 20 de abril de 1889 se tornasse um local de peregrinação neonazista. 

O edifício de 800 m2, localizado no centro de Braunau-am-Inn, na fronteira com a Alemanha, será ampliado e equipado com um novo telhado. "Confiar o prédio à polícia é a melhor coisa a fazer para neutralizá-lo", considerou o chefe do projeto, Hermann Feiner.

Várias possibilidades foram consideradas sobre o futuro do edifício, incluindo sua demolição ou uma transformação radical de sua arquitetura.  As obras custarão cinco milhões de euros (US$ 5,6 milhões) financiadas pelo Estado e serão concluídas no início de 2023. 

"Será um novo capítulo, orientado para o futuro, sobre o local de nascimento de um ditador e um assassino em massa", disse o ministro do Interior da Áustria, Karl Nehammer.

Após um longo processo, a Áustria tornou-se definitivamente proprietária dessa casa em 2019, depois de ter sido arrendador por mais de 40 anos. Foi necessário um processo de desapropriação.

A Áustria, anexada pela Alemanha em 1938, manteve por muito tempo uma relação complexa com esse período histórico.

Após a Segunda Guerra Mundial, seus governos a apresentaram como "a primeira vítima do nazismo", negando a cumplicidade de muitos austríacos nos crimes do Terceiro Reich. Um olhar crítico começou a se estabelecer em meados dos anos 80. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.