Diario de Pernambuco
Busca

SITUAÇÃO

Tufão nas Filipinas leva 140 mil pessoas a abrigos de emergência

Publicado em: 15/05/2020 08:56

 (Foto: Alren Beronio/AFP)
Foto: Alren Beronio/AFP
Mais de 140 mil pessoas estavam em abrigos de emergência nas Filipinas nesta sexta-feira (15), devido ao tufão Vongfong, uma situação que complica a luta contra o novo coronavírus no país.

Chuvas fortes caíram no centro do arquipélago desde a tempestade que atravessou, ontem, zonas povoados por centenas de milhares de pessoas.

Milhões de filipinos estão confinados em suas residências pela pandemia, mas mais de 140 mil pessoas foram forçadas a abandonarem suas casas em busca de abrigo, devido à forte tempestade, disseram as autoridades.

"Você precisa usar a máscara e observar as regras do distanciamento o tempo todo", disse à AFP Carlito Abriz, da polícia filipina. 

"É difícil aplicar isso, porque as pessoas estão estressadas", completou. 

As autoridades indicaram que os abrigos de emergência funcionarão com 50% de sua capacidade e que fornecerão máscaras para quem não tem o acessório. Também tentarão não separar as famílias. 

O problema é que muitos dos locais planejados em condições normais para servir como centros de evacuação se tornaram unidades de quarentena. 

Felizmente, o centro do arquipélago atingido pela tempestade não é a área mais afetada pela covid-19, que já infectou mais de 11.800 pessoas e causou 790 mortes nas Filipinas. 

Todos os anos, o país é afetado por uma média de 20 tufões que causam vítimas e danos extensos, contribuindo para que milhões de pessoas vivam na pobreza.

O ciclone mais mortal já registrado no país foi o Supertufão Haiyan, que deixou mais de 7.300 mortos, ou desaparecidos, em 2013.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.