Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

Testes

Rússia anuncia resultado de medicamento que demonstrou eficácia no combate à Covid-19

Publicado em: 14/05/2020 15:07

O chefe do Fundo de Investimento Direto da Rússia, Kirill Dmitriev, divulgou numa entrevista coletiva online que o remédio favipiravir apresentou um índice de sucesso de 60% em pacientes com a Covid-19 ao final de cinco dias.

Segundo Dmitriev, os primeiros resultados dos ensaios clínicos do medicamento favipiravir podem ser o tratamento mais eficaz no tratamento do novo coronavírus. Desde março, o Conselho de Supervisão do fundo aprovou o desenvolvimento de uma parceria com as empresas KhimRar e Mirai Genomics japonesa para a produção do favipiravir. 

Já a pesquisa do medicamento vem sendo feita em centro aprovados na Rússia e conta com a participação de 330 pacientes. "De acordo com os resultados dos primeiros 60 pacientes em seis centros, vemos estatísticas muito importantes que dizem que 60% dos pacientes que tomam o medicamento têm um teste de coronavírus negativo logo no quinto dia de terapia", garante Dmitriev. Ele também informou que isso é confirmado por ensaios clínicos chineses, que mostraram que o medicamento reduz a duração da doença de 11 dias para quatro ou cinco.

Para Dmitriev, tais resultados diminuirão a sobrecarga dos hospitais e vão reduzir o número de casos epidemiologicamente pela metade.  No entanto, destacou que o remédio somente pode ser usado com prescrição e sob supervisão médica. E, além disso, é contraindicado durante a gravidez. "Esperamos concluir os ensaios clínicos até o final deste mês", apontou Dmitriev.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Um ato por justiça e solidariedade
Resumo da semana: criança morre ao cair de prédio e reabertura pós-quarentena
05/06: Manhã na Clube com Rhaldney Santos
Covid-19 põe indígenas amazônicos em grande risco
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco