Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

ACORDO

Paris e Berlim apresentam plano de reativação econômica de 500 bilhões de euros

Por: AFP

Publicado em: 18/05/2020 15:31

 (Foto: Kay Nietfeld / POOL / AFP)
Foto: Kay Nietfeld / POOL / AFP
O presidente francês Emmanuel Macron e a chanceler alemã Angela Merkel propuseram um plano de recuperação econômica para a Europa de 500 bilhões de euros diante do impacto econômico do novo coronavírus, que mergulhou o continente em uma recessão de magnitude histórica.

"Para apoiar uma recuperação sustentável que restaure e fortaleça o crescimento na UE, a Alemanha e a França apoiam a criação de um ambicioso, temporário e direcionado fundo de estímulo" como parte do próximo orçamento da UE dotado de "500 bilhões de euros", afirma um comunicado conjunto.

Elemento importante: Paris e Berlim propõem que a Comissão Europeia financie esse apoio ao estímulo, tomando empréstimos dos mercados "em nome da UE".

Esse dinheiro será então transferido para "despesas orçamentárias" para os países europeus e "para os setores e regiões mais afetados", sublinha a declaração. O financiamento "será direcionado para as dificuldades relacionadas à pandemia e suas repercussões". O dinheiro será reembolsado gradualmente ao longo de vários anos.

Não se trata, com esta ferramenta, de mutualizar a dívida entre os Estados europeus, como pede a Itália. Mas esse plano, se adotado pelos 27 países da União Europeia, chegaria perto desse modelo.

O chefe de Estado francês enfatizou que este seria "um grande passo" na história europeia de empréstimos europeus. "Não serão empréstimos, mas doações diretas" para os países mais afetados, disse Macron. 

Esse plano de estímulo seria acrescentado ao programa de emergência já decidido diante da pandemia pelos ministros das Finanças da zona do euro e composto principalmente por capacidades de empréstimo.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Irmão de George Floyd pede à população: votem!
Polícia Federal apreende drogas enviadas por encomenda
02/06: Manhã na Clube com Rhaldney Santos
01/06: Manhã na Clube com Rhaldney Santos
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco