Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

BALANÇO

Número de casos por coronavírus passa de 300 mil na América Latina e Caribe

Por: AFP

Publicado em: 07/05/2020 13:57

 (Foto: DOUGLAS MAGNO / AFP)
Foto: DOUGLAS MAGNO / AFP
A América Latina e o Caribe superaram nesta quinta-feira (7) 300.000 casos do novo coronavírus, que causou a morte de 16.293 pessoas na região, de acordo com um balanço da AFP elaborado com dados oficiais. No total, a região contabilizava 301.411 infecções às 12h00. 

O Brasil, com 210 milhões de habitantes, é o país que registra mais casos, com 125.218 infectados e 8.536 mortes. 

É seguido pelo Peru, com 54.817 infecções e 1.533 mortes. Mas no México, o vírus que já contaminou 27.634 pessoas tem sido bastante letal, com 2.704 mortes. No Equador, o número de mortos chega a 1.618 entre os 29.420 infectados até o momento, segundo números oficiais. 

A situação no Brasil, que é o epicentro da pandemia na América Latina, gera preocupação entre os países vizinhos. Com 210 milhões de habitantes, o país faz fronteira com 10 nações: Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname, França - na Guiana Francesa -, Peru, Bolívia, Argentina, Paraguai e Uruguai. 

Além dos números alarmantes, as declarações do presidente Jair Bolsonaro também têm gerado preocupação e críticas. 

Bolsonaro não perde a oportunidade de subestimar a pandemia e incentiva a população a ignorar as medidas de confinamento e distanciamento social indicadas pelos governos estaduais. 

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) pediu que os países da região fossem "cautelosos" no que se trata de facilitar as medidas de confinamento e alertou que a transmissão "ainda é muito alta" no Brasil, Equador, Peru, Chile e México. Espera-se que o pico da pandemia seja atingido nos próximos dias em diferentes partes do continente.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Um ato por justiça e solidariedade
Resumo da semana: criança morre ao cair de prédio e reabertura pós-quarentena
05/06: Manhã na Clube com Rhaldney Santos
Covid-19 põe indígenas amazônicos em grande risco
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco