Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

Relações internacionais

EUA nomeiam novo embaixador na Venezuela

Publicado em: 08/05/2020 15:43 | Atualizado em: 08/05/2020 16:07

 (MANDEL NGAN / AFP)
MANDEL NGAN / AFP
Após uma década os Estados Unidos realizou a primeira nomeação de um embaixador na Venezuela. Atualmente os EUA e a Venezuela não mantêm relações diplomáticas, ressaltando que, em janeiro do ano passado, Nicolás Maduro expulsou a missão diplomática americana do país, em represália a Donald Trump ter reconhecido o deputado oposicionista Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela.

Agora, o líder norte-americano Donald Trump decidiu nomear James Broward Story para ocupar o cargo de embaixador "extraordinário e agente diplomático investido de plenos poderes" na Venezuela. Story já atuou como encarregado interino de negócios da Unidade de Assuntos da Venezuela na Embaixada dos EUA, em Bogotá, na Colômbia. E anteriormente já desempenhou a mesma função na Embaixada dos EUA, em Caracas.  O diplomata também foi cônsul-geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro e depois disso esteve à frente na direção do Departamento de Narcóticos Internacionais e Aplicação da Lei para o Hemisfério Ocidental e Colômbia.

A nomeação de Story acontece poucos dias depois da tentativa de incursão marítima no território venezuelano que, segundo autoridades de Caracas, foi evitada no domingo. Os EUA negaram qualquer envolvimento nesta incursão armada ao país venezuelano, mas dentre os detidos na Venezuela se encontram dois cidadãos estadunidenses. O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo,  afirmou que os Estados Unidos não participaram e não tem nenhuma ligação com o acontecimento. "Se estivéssemos envolvidos, teria sido diferente", garantiu Pompeo.
 
Já na última terça-feira, o presidente americano declarou numa coletiva de imprensa na   Casa Branca que a situação na Venezuela não tem nada a ver com o governo dos EUA.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Um ato por justiça e solidariedade
Resumo da semana: criança morre ao cair de prédio e reabertura pós-quarentena
05/06: Manhã na Clube com Rhaldney Santos
Covid-19 põe indígenas amazônicos em grande risco
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco