Departamento de Comércio dos EUA adota duras medidas contra a gigante asiática Huawei
Publicado: 15/05/2020 às 20:40
O Departamento de Comércio dos Estados Unidos divulgou que tomou medidas para reduzir a capacidade da multinacional chinesa Huawei de desenvolver semicondutores usando tecnologia e software norte-americanos, a fim de também restringir a criação de novos modelos. De acordo com a declaração do órgão, o anúncio tem como objetivo responder aos esforços da Huawei de burlar os controles de exportação dos EUA. O departamento acrescentou também que esses semicondutores são produto direto de certos softwares e tecnologia norte-americana e que pretende acompanhar de maneira estratégica e detalhada as aquisições de semicondutores da companhia asiática.
A empresa chinesa Huawei tem sido alvo reiterado de pressão do Governo dos EUA desde que encabeçou e iniciou o desenvolvimento da tecnologia 5G, capaz de fornecer Internet mais rápida a empresas e consumidores. Já no ano passado, Washington decidiu incluir a Huawei em uma lista negra, que a impede de adquirir determinados componentes norte-americanos e deu prazo para que empresas americanas com ligações com a gigante chinesa troquem de fornecedor. Hoje este prazo foi prorrogado por mais 3 meses.
De acordo com o Departamento de Comércio, a despeito das medidas impostas pela administração do presidente Donald Trump, a Huawei permanece usando tecnologia e software norte-americanos e design de semicondutores desenvolvidos nos EUA. "A Huawei e suas filiais estrangeiras reforçaram seus esforços para minar restrições baseadas na segurança nacional através de um esforço de indigenização. Essa não é a forma como um responsável cidadão corporativo global deve se comportar", afirmou o secretário de Comércio, Wilbur Ross.

