Diario de Pernambuco
Busca

ESTUDOS

China planeja lançar em julho primeira sonda e um pequeno robô a Marte

Por: AFP

Publicado em: 25/05/2020 08:37

 (Foto: NASA/Joel Kowsky/AFP)
Foto: NASA/Joel Kowsky/AFP
A China planeja lançar uma sonda e um pequeno robô teleguiado em direção a Marte em julho, nesta que será sua primeira missão ao Planeta Vermelho - anunciou a empresa estatal chinesa CASC nesta segunda-feira (25).

Essa missão faz parte do ambicioso programa espacial chinês que inclui, entre outros objetivos, o envio de dois homens à Lua.

"Nosso objetivo é enviar a sonda para Marte em 2020", afirma um comunicado da China Aerospace Science and Technology Corporation (CASC).

"Esse grande projeto avança como previsto e pretendemos fazer o lançamento em julho", acrescenta a nota.

A sonda levará sete meses para chegar a Marte, portanto, em 2021, depois de percorrer uma distância de pelo menos 55 milhões de quilômetros.

A missão "Tianwen 1" ("Questões Celestiais") tem três objetivos: colocar uma sonda em órbita, aterrissar no Planeta Vermelho e guiar um "veículo espacial" (veículo de exploração espacial) para fazer análises de superfície.

A China já realizou uma operação semelhante na Lua em 2013. Em 2019, fez uma segunda missão na face oculta da Lua, a primeira do mundo. Outros países estão preparando missões para Marte.

Os Estados Unidos, que já enviaram quatro Rovers para Marte no passado, lançarão seu quinto veículo de exploração ("Perseverança") entre junho e agosto. A previsão de chegada é fevereiro de 2021. 

Em 15 de julho, os Emirados Árabes Unidos lançarão, do Japão, a primeira sonda árabe em direção ao Planeta Vermelho.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.