Diario de Pernambuco
Busca

PANDEMIA

Após silêncio inicial, Trump lamenta por 100 mil mortos por Covid-19 nos EUA

Por: AFP

Publicado em: 28/05/2020 16:40

 (Foto:Olivier DOULIERY / AFP)
Foto:Olivier DOULIERY / AFP
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, expressou suas condolências nesta quinta-feira (28) pelo marco "muito triste" das 100 mil mortes por coronavírus no país, depois que seu silêncio sobre o assunto provocou críticas.

"Acabamos de atingir um marco muito triste, com as mortes pela pandemia de coronavírus atingindo 100 mil", escreveu Trump no Twitter, cerca de 16 horas após o número de mortes da Covid-19 exceder esse limite, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins, uma referência nacional. 

"A todas as famílias e amigos dos falecidos, quero estender minhas sinceras condolências e amor por tudo o que essas grandes pessoas significavam e representavam. Deus esteja com vocês!", acrescentou. 

O número de mortos nos Estados Unidos, com 1,7 milhão de casos confirmados, é de longe o mais alto de qualquer país do mundo. Trump é acusado de ter respondido tardiamente à pandemia. 

O presidente tem dito repetidamente que qualquer morte por Covid-19 é trágica, no entanto, seus críticos afirmam que ele parece mais preocupado com a devastação econômica do país do que em confortar famílias americanas dilaceradas pela perda de entes queridos. 

Ele também foi criticado por apresentar previsões excessivamente otimistas sobre a contagem final de mortes, apenas para contrariar os números que não param de crescer. 

Na quarta-feira, enquanto muitos políticos americanos, incluindo o provável candidato à presidência do Partido Democrata Joe Biden, expressavam sua tristeza pelo marco sombrio, Trump tuitou sem parar em outras questões. 

Entre a noite de quarta-feira e seu tuíte de quinta-feira pela manhã em reconhecimento às 100.000 mortes, o presidente postou mais de 40 mensagens sobre vários tópicos, mas nenhum sobre as vítimas da Covid-19. 

Os democratas atacaram o presidente por parecer insensível à escala do drama. 

"No dia em que os Estados Unidos atingiram 100 mil mortes pela pandemia de Covid-19, Trump compartilha uma mensagem descrevendo-se como 'o melhor presidente da nossa história'. Sua vaidade é nauseante", tuitou o congressista Don Beyer. 

Bide reagiu rapidamente quando o número de 100.000 mortos foi conhecido com uma mensagem de vídeo aos enlutados. 

"Há momentos em nossa história tão sombrios e comoventes que sempre ficam presos em cada um de nossos corações como uma dor compartilhada. Hoje é um desses momentos", disse Biden na quarta-feira. "Receba algum conforto pelo fato de todos nós estamos sofrendo com vocês", acrescentou o candidato democrata.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.