Diario de Pernambuco
Busca

CORONAVÍRUS

Aos 94 anos, rainha Elizabeth II pode ficar em isolamento por tempo indeterminado

Publicado em: 11/05/2020 17:13

 (Foto: Buckingham Palace/ AFP)
Foto: Buckingham Palace/ AFP
Aos 94 anos de idade, a rainha Elizabeth II, do Grã-Bretanha, pode precisar se manter em isolamento por tempo indefinido. Devido à idade avançada, a monarca faz parte do grupo de risco da pandemia do novo coronavírus e está isolada desde março no castelo de Windsor. A residência real fica localizada 40 km de Londres, no sudoeste da capital da Inglaterra. 

No entanto, o isolamento social para a contenção da pandemia pode durar meses e até anos, como destacou a imprensa britânica nesta segunda-feira (11). O tabloide The Sun publicou que a rainha não deve retomar seus compromissos reais até que uma vacina seja encontrada, mesmo que isso demore anos para acontecer.

A chefe de estado mantém as reuniões semanais com o primeiro-ministro Boris Johnson que a atualiza das ações do governo britânico. Mas para isso, ela precisou se adaptar à tecnologia e os encontros são realizados através de videoconferência. 

Elizabeth II é monarca que se mantém por mais tempo no trono da Grã-Bretanha, com 68 anos de reinado. Com alta popularidade entre os britânicos, agora a rainha só poderá ser acompanhada pelos súditos através da televisão ou em links de vídeo. Pelo menos é o que acredita o biógrafo real, Andrew Morton.

"É terrivelmente triste, mas não vejo como a rainha pode retomar seu trabalho habitual. A covid-19 não desaparecerá em breve e estará conosco por meses, se não anos. Seria muito arriscado para a rainha. Ela sempre gostou de sair e conhecer pessoas, mas não pode correr o risco", disse Morton ao jornal. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.