Diario de Pernambuco
Busca

COVID-19

Quatro seguranças de Bolsonaro testam positivo para coronavírus após viagem aos EUA

Publicado em: 19/03/2020 17:26 | Atualizado em: 19/03/2020 18:10

Desde que voltou ao Brasil, o presidente da República teve 11 integrantes da sua comitiva diagnosticados com coronavírus (Foto: Sérgio Lima/AFP)
Desde que voltou ao Brasil, o presidente da República teve 11 integrantes da sua comitiva diagnosticados com coronavírus (Foto: Sérgio Lima/AFP)
De acordo com informações do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), quatro seguranças que integravam a equipe de apoio ao presidente Jair Bolsonaro, durante a viagem aos EUA, testaram positivo para a Covid-19. Todos os servidores estão em isolamento domiciliar desde o domingo (15) e assim permanecerão por 14 dias, como recomenda a Organização Mundial de Saúde (OMS) em caso de infecção por coronavírus.

Bolsonaro esteve nos Estados Unidos entre os dias 7 e 10 de março para se reunir com o presidente americano, Donald Trump, na cidade de Miami, capital do estado da Flórida. Desde que voltou ao Brasil, o presidente da República teve 11 integrantes da sua comitiva diagnosticados com coronavírus. Entre eles, sua advogada, Karina Kufa; o secretário da Comunicação, Fábio Wajngarten e o senador Nelsino Trad (PSD-MS).

O presidente Bolsonaro foi submetido por três vezes - incluindo a contraprova do primeiro teste - ao exame que dectecta o coronavírus no organismo, mas, de acordo com o Palácio do Planalto, os resultados foram negativos. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também realizou exames para a Covid-19, mas o resutado também foi negativo. 

Rompimento da quarentena
No último domingo (15), Jair Bolsonaro deixou o isolmento domiciliar para comparecer às manifestações pró-governo e anti-Congresso, realizadas em Brasília. O presidente receeu inúmeras críticas ao descumprir as orientações médicas e do próprio Ministério da Saúde por romper a quarentena em razão do coronavírus. O fato de não ter desmoilizado os atos, que geram aglomerações de pessoas em meio à crise da Covid-19, também foi reprovado por parte do brasileiros, que realizaram protestos com panelaços em diversas cidades do país, na noite dessa quarta-feira (18). 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.