Diario de Pernambuco
Busca

ALERTA ELEVADO

OMS declara pandemia do novo coronavírus

Publicado em: 11/03/2020 14:04 | Atualizado em: 11/03/2020 14:46

 (Foto: Miguel MEDINA / AFP
)
Foto: Miguel MEDINA / AFP
A Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou, nesta quarta-feira (11), a classificação do coronavírus a nível de pandemia. Essa categoria é identificada por uma epidemia de grandes proporções, que se espalha por um ou mais continentes e pode causar inúmeras mortes ou afetar cidades inteiras.
 
"Nas últimas duas semanas, o número de casos de Covid-19 fora da China aumentou 13 vezes e o número de países afetados triplicou. Atualmente, existem mais de 118.000 casos em 114 países e 4.291 pessoas perderam a vida", afirmou o Diretor-Geral da OMS, Tedros Adhanom. 

Segundo Adhanom, a expectativa ainda não é de queda no número de casos da doença: "nos próximos dias e semanas, esperamos ver o número de casos,  mortes e países afetados pelo de Covid-19 aumentarem ainda mais ". 

O diretor da OMS afirmou que o órgão tem acompanhado o surto de coronavírus e está profundamente preocupado com os "níveis alarmantes de disseminação e severidade" da doença. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.