Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

COMBATE

Espanha decreta nacionalização de hospitais privados para lidar com coronavírus

Publicado em: 16/03/2020 17:12 | Atualizado em: 16/03/2020 17:45

 (Foto: Arquivo/AFP )
Foto: Arquivo/AFP
Na guerra contra o Coronavírus, o governo da Espanha decretou a nacionalização de todos os seus hospitais privados para lidar com a crise da pandemia que, até o fechamento desta matéria, já registra mais de mil casos no país europeu. A medida foi anunciada, na noite desse domingo (16), pelo ministro da Saúde Salvado Illa. 

De acordo com o decreto, conselheiros de saúde de todas as comunidades autônomas terão “todos os meios necessários” do sistema privado para enfrentar a pandemia. Além disso, o ministro anunciou que espaços públicos e privados "também podem estar habilitados", e se for necessário, serão transformados temporariamente em locais de assistência para cuidar dos doentes.

Outra medida tomada pelo Ministério da Saúde espanhol foi a prorrogação dos contratos dos estudantes de quarto ano de residência médica nas especialidades de medicina interna, medicina intensiva e geriatria, entre outros. Junto a isto, o governo também permitiu a contratação de médicos que não concluíram sua especialidade, após a aprovação nos exames de residentes. 

Empresas terão um prazo de 48 horas para fabricar os materiais como equipamentos de diagnóstico, máscaras, óculos de proteção, luvas e outros produtos médicos e farmacológicos, com ameaças de sanção aos que não realizarem.

A última medida do Ministério da Sáude foi spbre o "fornecimento de informações e dados" sobre a evolução da pandemia no país. A partir de agora, os dados serão oferecidos apenas uma vez ao dia, para evitar confusões.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Justiça por Beatriz: pais organizam peregrinação de 720 km para cobrar solução de assassinato
Pessoas que já tiveram covid podem adoecer novamente devido à ômicron
Reino Unido aprova mais um medicamento contra Covid-19
Manhã na Clube: entrevista com o deputado estadual Eriberto Medeiros (PP), presidente da Alepe
Grupo Diario de Pernambuco