Diario de Pernambuco
Busca

RELAÇÃO

Rússia devolve à Ucrânia três navios militares capturados em 2018

Por: AFP

Publicado em: 18/11/2019 10:08

 (Foto: STR/AFP
)
Foto: STR/AFP
A Rússia entregou nesta segunda-feira ao governo da Ucrânia três navios militares capturados ano passado durante um incidente naval, a três semanas de uma reunião em Paris que pretende reativar as negociações sobre o conflito no leste ucraniano.

"Três navios da marinha ucraniana que violaram em novembro de 2018 a linha de fronteira russa, em uma provocação deliberada de Kiev no Estreito de Kerch, e que haviam sido apreendidos pelas forças de segurança russas, foram entregues à Ucrânia", afirma um comunicado divulgado pelo ministério russo das Relações Exteriores.

O governo ucraniano não confirmou até o momento o anúncio da Rússia.

Em novembro de 2018, as forças russas abordaram e tomaram o controle dos navios, no momento em que navegavam o Estreito de Kerch, uma via fluvial que segue até o Mar de Azov.

A apreensão das duas canhoneiras e um rebocador foi o confronto mais grave entre os dois países desde o início do conflito na Ucrânia em 2014.

A Rússia capturou 24 marinheiros ucranianos, que foram devolvidos à Ucrânia em setembro em uma troca de prisioneiros.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.