Diario de Pernambuco
Busca

ANÚNCIO

Evo Morales renuncia à presidência da Bolívia

Publicado em: 10/11/2019 17:59 | Atualizado em: 10/11/2019 18:34

Anúncio foi feito em rede nacional de televisão.  (Foto: Reprodução/Twitter)
Anúncio foi feito em rede nacional de televisão. (Foto: Reprodução/Twitter)
Em meio a uma grave crise que assola o país, Evo Morales renuncia à presidência da Bolívia. O anúncio foi feito em rede nacional de televisão. Morales diz que foi vítima de um golpe 'cívico-político-policial' e que renunciou para tentar pacificar o país. 

Poucas horas antes da renúncia, os chefes das Forças Armadas e da Polícia, além da oposição, haviam pedido que Evo Morales deixasse o cargo da presidência. Ao menos três ministros já tinham entregado o cargo. 

No início da tarde deste domingo, Morales havia decidido convocar novas eleições gerais e renovar a totalidade de magistrados do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE), depois da publicação de um informe da OEA que apontava irregularidade nas eleições de 20 de outubro. 

"O primeiro turno das eleições realizado em 20 de outubro passado deve ser anulado e o processo eleitoral deve começar novamente, efetuando-se o primeiro turno assim que existirem novas condições que deem novas garantias para sua realização, entre elas uma nova composição do órgão eleitoral", diz o comunicado.




Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.