Diario de Pernambuco
Busca

Anomalia

Com nove dedos no pé, homem faz cirurgia para remoção

Publicado em: 01/11/2019 20:30

Depois de sofrer bullying na escola e ser excluído socialmente por vergonha do próprio pé, Ajun resolveu procurar ajuda médica (Foto: Reprodução/Asia Wire)
Depois de sofrer bullying na escola e ser excluído socialmente por vergonha do próprio pé, Ajun resolveu procurar ajuda médica (Foto: Reprodução/Asia Wire)
O chinês Ajun decidiu mudar de vida aos 21 anos, porque resolveu fazer uma cirurgia para a remoção de quatro dedos extras do pé esquerdo. O rapaz nasceu com polidactilia, uma anomalia genética caracterizada pelo crescimento de dedos a mais nas mãos ou pés.

Além dos dedos normais, nasceram outros quatro debaixo e não há dedão, que foi substituído por outros dois dedos. Depois de sofrer bullying na escola e ser excluído socialmente por vergonha do próprio pé, Ajun resolveu procurar ajuda médica. 

A cirurgia para a remoção dos dedos não é comum em adultos, geralmente ela é feita ainda na infância. “É muito raro. Decidimos que, além de remover os dedos extras, seria necessário criar um dedão”, explica Wu Xiang, o médico responsável pelo caso. O ideal seria procurar ajuda com três meses de vida e, no máximo, aos seis anos. “É melhor para a saúde psicológica da criança. Operações que acontecem mais cedo costumam levar a melhores resultados”, afirmou.

Ajun deve receber alta nos próximos dias. A cirurgia chegou a durar nove horas e teve excelentes resultados. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.