Diario de Pernambuco
Busca

eua

Trump diz que "os curdos não são anjos"

Por: AFP

Publicado em: 16/10/2019 14:31

Foto: Arquivo / AFP
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira que os curdos "não são anjos", em um momento de fortes questionamentos sobre sua decisão de retirar tropas do norte da Síria em meio à ofensiva de Ancara.

"Os curdos estão bem protegidos", disse Trump aos jornalistas na Casa Branca. 

"Os curdos estão mais seguros hoje", insistiu Trump. "Os curdos sabem lutar", acrescentou. "Eles lutam junto a nós, pagamos muito dinheiro para lutarem conosco e está tudo bem", disse ainda.

O inquilino da Casa Branca também defendeu sua decisão de retirar as tropas americanas do nordeste da Síria. 

"Se a Turquia entra na Síria, é uma questão entre a Turquia e a Síria, não é uma questão entre a Turquia e os Estados Unidos, como muitas pessoas estúpidas querem que se acredite", ironizou, horas antes da partida de seu vice-presidente Mike Pence, que deve se reunir com o presidente Recep Tayyip Erdogan na Turquia com o desejo declarado de obter um cessar-fogo imediato. 

"Existem muitos países por aí que odeiam o grupo Estado Islâmico tanto quanto nós. Então acho que estamos numa posição estratégica", concluiu.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.