Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

Corrupção

Finado presidente do Peru Alan García recebeu malas de dinheiro da Odebrecht

Por: AFP

Publicado em: 18/10/2019 22:48

García, 69 anos, se matou com um tiro na cabeça no dia 17 de abril passado, quando estava para ser preso pelo escândalo de corrupção envolvendo a Odebrecht - Foto: AFP.
O então presidente do Peru Alan García recebeu diversas malas com dinheiro do grupo Odebrecht, revelou a uma equipe da operação Lava Jato o ex-secretário da presidência Luis Nava.

Em depoimento dado no dia 25 de setembro e divulgado nesta sexta-feira pelo site IDL-Repórteres, Nava contou que Jorge Barata entregava malas de dinheiro a Alan García.

"Tenho conhecimento de que Jorge Barata, em 2006, entregou a Alan García entre cinco e seis lancheiras com cerca de 60 mil dólares", disse Nava, que está na penitenciária Castro Castro. 

Durante o interrogatório, Nava revelou que as entregas eram feitas em uma sede de campanha do Partido Aprista no distrito de San Isidro, e no Palácio de Governo.

García, 69 anos, se matou com um tiro na cabeça no dia 17 de abril passado, quando estava para ser preso pelo escândalo de corrupção envolvendo a Odebrecht.

Segundo Nava, García continuou recebendo dinheiro da Odebrecht após ser eleito e já como presidente do Peru.

Além das contribuições para a campanha, a Odebrecht entregou a García 600.000 dólares no dia 6 de abril de 2007, e 20.000 dólares em 27 de setembro de 2007.

Segundo Nava, o chefe da Odebrecht no Peru na ocasião levava o dinheiro em malas e lancheiras, além de presentes caros, como relógios das marcas Rolex e Patek Phillippe.

Barata visitou García na sede do governo em 19 ocasiões durante seu mandato (2006-2011), disse Nava para confirmar sua denúncia.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Resumo da semana: brasileiros vetados nos EUA, Bolsonaro x STF e natimorto com Covid-19
29/05: Manhã na Clube com Rhaldney Santos
A pandemia em Pernambuco - notícias de 28/05
Ciência e quarentena: você pode ajudar a mapear anfíbios urbanos
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco