Diario de Pernambuco
Busca

apoio x oposição

Pesquisas de boca de urna mostram resultado indefinido em eleição de Israel

Por: FolhaPress

Publicado em: 17/09/2019 16:43

Foto: Reprodução / Pixabay
Segundo as pesquisas de boca de urna divulgadas pelos principais canais de TV de Israel, o futuro do primeiro-ministro, Binyamin Netanyahu é incerto após as eleições desta terça-feira (17).
 
Segundo os levantamentos, nem o bloco de apoio ao premiê e nem o bloco de oposição, liderada pelo ex-chefe do exército Benny Gantz, devem ter maioria para formar o governo. 
 
De acordo com duas das três pesquisas, a Azul e Branco (sigla de Gantz) surpreendeu e recebeu mais votos do que o partido governisla Likud, de Netanyahu. 
 
Pelo Canal 12, o Azul e Branco recebeu 34 das 120 cadeiras do Knesset, o Parlamento israelense, contra 33 do Likud. No total, o bloco de centro-esquerda teria 55 cadeiras, contra 57 do bloco liderado por Netanyahu -a sigla de direita nacionalista Israel Nossa Casa ficaria com 8 cadeiras, mantendo seu papel de fiel da balança.   
 
Já pelo Canal 13, foram 33 para o Azul e Branco contra 31 para o Likud. Entre as coalizões, a centro-esquerda teria 58, contra 54 do premiê e as mesmas 8 para o Israel Nossa Casa. 
 
Mas, segundo a terceira pesquisa, do canal 11, os dois partidos empataram com 32 assentos e Netanyahu teria leve vantagem nas coalizões, com 56 contra 54 da oposição e 10 do Israel Nossa Casa. 
 
Isso leva a crer que ainda há muitas dúvidas sobre qual será o próximo premiê de Israel: "É difícil ver neste momento que tenhamos uma conclusão. É uma noite dramática", disse o analista político Amit Segal, do canal 12.
 
A eleição foi convocada porque Netanyahu foi incapaz de montar uma coalizão após a votação de abril, na qual Likud e Azul e Branco empataram -cada um ficou com 35 das 120 cadeiras do Knesset, ou Parlamento. 
 
O bloco de apoio ao primeiro-ministro ficou com apenas 60 cadeiras, uma menos do que o necessário, exatamente porque o Israel Nossa Casa não quis participar da coalizão. É a primeira vez que Israel realiza duas eleições gerais em um mesmo ano.
 
Netanyahu, de 69 anos, é o premiê israelense que ocupou o cargo por mais tempo. Tendo exercido a função inicialmente de junho de 1996 a julho de 1999, ele vem se mantendo no posto desde março de 2009 e busca um quinto mandato recorde.
 
As seções eleitorais abriram às 7h e fecharam às 22h (horário local; 16h em Brasília). Os resultados oficiais, porém, podem demorar até três dias para serem divulgados.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.