Diario de Pernambuco
Busca

Meng Meng

Panda dá à luz filhotes gêmeos no zoológico de Berlim

Por: AFP

Publicado em: 02/09/2019 08:22 | Atualizado em: 02/09/2019 11:21

Reprodução/Vídeo Bored Panda
Um urso panda fêmea do zoológico de Berlim deu à luz dois filhotes gêmeos, anunciou o parque nesta segunda-feira.

"Meng Meng e seus dois filhotes estão bem", disse o diretor do zoológico de Berlim, Andreas Knieriem, citado em comunicado.

Os dois pandas gigantes nasceram no sábado à noite com um intervalo de uma hora, após 147 dias de gestação, e pesam 186 e 136 gramas. Seu sexo ainda não foi determinado.

Como os pandas "geralmente só criam um bebê após o nascimento de gêmeos", o zoológico decidiu ajudar ativamente Meng Meng, "mantendo os filhotes em uma incubadora várias horas por dia", explicou.

"Existem apenas 1.864 pandas gigantes adultos na natureza e cada bebê contribui para a conservação da espécie", lembrou Knieriem.

Meng Meng e o macho Jiao Qing vivem na capital alemã desde junho de 2017.

Os dois foram apresentados ao público pela chanceler Angela Merkel e pelo presidente chinês Xi Jinping.

Eles são os únicos animais dessa espécie atualmente visíveis no país e o nascimento é o primeiro da Alemanha.

A fêmea foi inseminada artificialmente para aumentar as chances de fertilização, mesmo que os dois animais tenham acasalado.

A transferência para Berlim desses pandas gigantes, considerados tesouros nacionais na China, foi mais um episódio da "diplomacia dos pandas" estabelecida por Pequim para manter boas relações com seus parceiros.

Meng Meng e seus filhotes por enquanto não serão visíveis ao público.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.