Diario de Pernambuco
Busca

Ativista

Greta, na ONU: 'Eu deveria estar na escola do outro lado do oceano. Como vocês ousam?'

Publicado em: 23/09/2019 21:29

 (foto: Kena Betancur / AFP)
foto: Kena Betancur / AFP
A adolescente sueca e ativista Greta Thumberg, de 16 anos, fez na manhã desta segunda-feira, seu maior discurso na cúpula do clima na ONU, em Nova York. Nele, a garota pediu aos líderes mundiais para agirem contra as mudanças climáticas. “Como vocês ousam?”, declarou.

A garota que se emocionou durante o discurso fez declarações impactantes. “Vocês roubaram meus sonhos e minha infância com suas palavras vazias, mas eu sou uma sortuda. Pessoas estão sofrendo, pessoas estão morrendo, ecossistemas inteiros estão entrando em colapso", acusou.

“Isso tudo está errado, eu não deveria estar aqui, eu deveria estar na escola do outro lado do oceano. Como vocês ousam?”, repetiu. Greta ficou conhecida após ter protestado fora do prédio do parlamento sueco e por ser líder do movimento “Escolas pelo Clima”. Em agosto do ano passado, ela deu início a um movimento, faltando às aulas todas as sextas-feiras para pedir ao governo sueco ações mais efetivas em relação às medidas a favor do meio ambiente. Foi ela quem promoveu as manifestações que ocorreram pelo mundo na última sexta-feira. Foram 4 milhões de pessoas nas ruas pela “Greve pelo Clima”.

Greta estava na abertura da cúpula com a brasileira Paloma Costa, advogada de questões ambientais. “Não vamos trabalhar com empresas que desmatam, não vamos ficar quietos. Mudamos nossos hábitos, mas vocês não estão seguindo a gente. O mundo inteiro orou pela floresta, mas não precisamos de orações, precisamos de ações", disse a brasileira.

Em seu discurso, Greta disse que os governantes não dão o devido valor a pauta do meio ambiente. “Pessoas estão sofrendo, morrendo, ecossistemas inteiros estão entrando em colapso, temos extinções em massa. E vocês vêm aqui falar em contos de fadas de dinheiro e crescimento econômico” declarou. “Por mais de 30 anos a ciência tem sido muito clara. E como vocês ousam não olhar, vir aqui e dizer que estão fazendo o suficiente?”, continuou a jovem ativista.

Greta, que foi convocada pelo secretário-geral da organização, Antônio Guterres, apontou as falhas dos governos. "Se vocês escolherem falhar, nós nunca perdoaremos vocês. Não vamos deixar vocês escaparem disso. Aqui e agora é quando nós trocamos a linha. O mundo está acordando e a mudança está chegando, gostem vocês ou não", continuou a menina.

Guterres abriu a conferência pedindo que os países tomem posições ambiciosas para evitar que o planeta aqueça 3ºC até o final do século. Em seu discurso, Antônio enalteceu o movimento da juventude. "O mais interessante nesse movimento da juventude é que eles estão no dia a dia trabalhando para encontrar soluções. Os depoimentos que ouvimos aqui são muito importantes de jovens fazendo o que precisa ser feito."
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.