Diario de Pernambuco
Busca

Decisão

França desaloja acampamento de migrantes no norte do país

Por: AFP

Publicado em: 17/09/2019 08:11

Arquivo/AFP
A polícia francesa começou a desmantelar nesta terça-feira (17) um grande acampamento de migrantes no norte do país, onde mais de 1.000 pessoas viviam, em cumprimento a uma decisão da justiça.

O acampamento começou a se estabelecer em dezembro de 2018, quando o prefeito de Grande Synthe (norte) abriu de forma provisória um ginásio para abrigar famílias de migrantes, a maioria procedente do Curdistão iraquiano, para que se protegessem do intenso frio.

Mas o número de pessoas que começou a se instalar no ginásio e em seus arredores cresceu até alcançar mais de 1.000 pessoas, vivendo sobretudo em barracas.

Em 4 de setembro, um tribunal francês ordenou que o ginásio fosse fechado, atendendo assim aos pedidos das autoridades locais e dos moradores da região, que se queixavam de violência, sujeira e tráfico de drogas.

As autoridades francesas impedem que grupos de migrantes formem acampamentos desde o desmantelamento em 2016 de uma imensa zona de migrantes na região de Calais, no norte, chamada de Selva.

Esta política do governo foi criticada por grupos de direitos humanos.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.