Saúde Ex-imperatriz japonesa é operada por câncer de mama

Por: AFP - Agence France-Presse

Publicado em: 08/09/2019 11:57 Atualizado em:

A ex-imperatriz japonesa Michiko, de 84 anos, foi submetida a uma cirurgia neste domingo (8), após receber um diagnóstico de câncer de mama em agosto - anunciou a agência de informação da Casa imperial.

O marido de Michiko, Akihito, abdicou formalmente ao trono imperial japonês em abril, a primeira vez em que isso aconteceu em dois séculos no país.

A operação de Michiko aconteceu hoje, "como havia sido planejado", no hospital da Universidade de Tóquo, acrescentou a mesma agência.

O procedimento "terminou sem problemas" e "a ex-imperatriz voltou para seu quarto" do hospital, completou a nota.

Akihito e sua filha Sayako – uma ex-princesa que abandonou a Casa real para se casar – visitaram o hospital para ver Michiko antes do início da cirurgia.

Akihito e Michiko se tornaram populares no país por seus esforços para modernizar a tradicional monarquia japonesa.

Primeira plebeia a se casar com um herdeiro imperial no Japão, Michiko nasceu em Tóquio, em 1934, e estudou em uma escola católica para meninas antes de cursar Literatura Inglesa na universidade.

Eles se conheceram em um torneio de tênis e se casaram em 1959. O evento foi amplamente coberto pela imprensa local.

Em 1960, Michiko deu à luz Naruhito, o agora imperador. Cinco anos depois, nasceu seu segundo filho, o príncipe Akishino.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.