Diario de Pernambuco
Busca

Desastre natural

'Catastrófico' furacão Dorian atinge as Bahamas e EUA se preparam para impacto

Por: AFP

Publicado em: 02/09/2019 08:58

Reprodução/Vídeo/Internet
O furacão Dorian atingiu o norte das Bahamas neste domingo, com chuvas torrenciais e ventos de quase 300 km/h, deixando um rastro de destruição enquanto segue uma trajetória incerta para a costa leste dos Estados Unidos, onde centenas de milhares de pessoas receberam ordem para abandonar suas casas.

Até o momento não há informações sobre vítimas nas Bahamas, arquipélago formado por 700 ilhas, mas a Cruz Vermelha Internacional catalogou o impacto da tempestade como "catastrófico".

O furacão de categoria 5, com ventos sustentados de 295 km/h, tocou a terra ao meio-dia de domingo (horário local) na ilha Elbow, que faz parte das Ilhas Ábaco, no noroeste das Bahamas.

O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos classificou o fenômeno como o segundo mais forte registrado na bacia do Atlântico.

"Estamos enfrentando um furacão como nunca vimos antes na história das Bahamas", disse Hubert Minnis, primeiro-ministro do arquipélago, que chorou durante uma entrevista coletiva. "Provavelmente, é o dia mais triste da minha vida", acrescentou.

O Centro Nacional de Furacões (NHC) americano, com sede em Miami, informou que ao tocar a terra o Dorian igualou o recorde de furacão mais potente do Atlântico, datado de 1935. Seu diretor, Jen Graham, garantiu que se trata de "uma situação extremamente perigosa".

"As pessoas ainda estão traumatizadas pelo furacão Matthew (de 2016), mas este é ainda pior", disse à AFP Yasmin Rigby, moradora de Freeport, principal cidade da Grande Bahama.

Grande destruição
Imagens publicadas nas redes sociais mostram um enorme rastro de destruição..

Há relatos de inundações nas Ilhas Ábaco e meteorologistas do NHC alertaram para ondas de cinco a sete metros de altura e rajadas de vento de mais de 350 km/h.

Um vídeo publicado no site do jornal Tribune 242 mostra a água na altura dos telhados de casas de madeira, com barcos quebrados flutuando em uma água terrosa, cheia de tábuas, galhos e troncos de árvores, além de outros escombros.

Imagens feitas no Cooper's Town, nas Ilhas Ábaco, e obtidas pela AFP mostram ondas enormes quebrando com violência.

A rádio local informou que o vento arrancou o telhado do Island Breezes Hotel em Marsh Harbour, uma zona comercial de Ábaco.

O NHC informou que a situação na ilha representa uma ameaça para vida e que o cenário pode piorar nas próximas horas.

"Não abandonem os abrigos, pois os ventos aumentarão rapidamente", advertiu o NHC no boletime de 5H00 GMT (2H00 de Brasília).

Na Grande Bahama, milhares de pessoas abandonaram suas casas para se afastar da rota do furacão.

Às 6H00 GMT (3H00 de Brasília), Dorian estava 50 km ao leste de Freeport, a principal cidade de Grande Bahama, com um deslocamento lento no sentido oeste.

"Parece que estamos em uma fila para receber uma surra", disse Yasmin Rigby à AFP em Freeport.

Difícil de prever
Após vários dias de incerteza sobre a trajetória de Dorian, os estados do sudeste dos Estados Unidos - Flórida, Geórgia e Carolina do Sul - finalmente ordenaram a saída dos moradores da costa, um grande êxodo que afeta centenas de milhares de pessoas.

O NHC afirmou que a tempestade passará "perigosamente perto" da costa da Flórida na segunda-feira à noite e na madrugada de terça-feira.

Em Washington, o presidente Donald Trump se reuniu com os diretores de gestão de emergências e disse que "isto parece monstruoso".

"Esperamos que boa parte da costa leste receba o impacto ou parte do impacto de forma muito, muito severa", disse o mandatário, que cancelou a viagem à Polônia no fim de semana para monitorar a situação.

A Flórida emitiu suas primeiras ordens de evacuação obrigatória para Palm Beach e para o condado de Martin.

O governador da Carolina do Sul, Henry McMaster ordenou a evacuação obrigatória da costa, o que afetará 800.000 pessoas. A Geórgia adotou a mesma medida para seis condados.

Os três estados declararam estado de emergência, assim como a Carolina do Norte. A medida permite uma mobilização maior dos serviços públicos estaduais e recorrer, em caso de necessidade, à ajuda federal.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.