Diario de Pernambuco
Busca

vínculo bilateral

Realizações Brasil-França vão da fundação da USP à construção de submarino

Por: FolhaPress

Publicado em: 27/08/2019 16:33

Foto: Clauber Cleber Caetano / PR/Flickr
Se na última semana as relações diplomáticas entre Brasil e França foram abaladas por declarações do mandatário brasileiro, Jair Bolsonaro, e seu par francês, Emmanuel Macron, no passado o vínculo bilateral foi marcado por realizações culturais e políticas.
 
Nesta segunda (26), durante cúpula do G7, Macron disse esperar que "os brasileiros tenham logo um presidente que se comporte à altura" do cargo.
 
Já Bolsonaro zombou da mulher do francês, Brigitte Macron, no Facebook, ao endossar um comentário ofensivo à primeira-dama da França feito por um de seus seguidores.
 
Anteriormente, o presidente brasileiro havia acusado o líder europeu de evocar "mentalidade colonialista descabida no século 21" ao propor discutir a onda de queimadas na Amazônia no G7.
Na opinião de diplomatas europeus e brasileiros ouvidos pela Folha de S.Paulo, Brasil e França vivem a mais séria crise diplomática desde a chamada "guerra da lagosta", na década de 1960.
 
Da fundação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP à parceria para as áreas de defesa, ciência e desenvolvimento sustentável, veja, abaixo, o histórico das relações franco-brasileiras.

Intercâmbio cultural

1816
 
Missão artística francesa
 
A pedido do príncipe regente dom João 6º, um grupo francês de pintores, escultores, arquitetos e gravuristas veio ao Brasil fundar a primeira instituição oficial de ensino de artes, a Escola Real das Ciências, Artes e Ofícios (Academia Imperial de Belas Artes depois de 1826).

1934
 
Fundação da USP
 
A fundação da universidade congregou sete instituições já existentes, como a Faculdade de Direito e a Faculdade de Medicina, e criou a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Entre os primeiros docentes convidados, estavam aqueles da missão francesa, como o historiador Fernand Braudel e o antropólogo Claude Lévi-Strauss.

1959
 
Criação da Casa do Brasil ("Maison du Brésil") na Cidade Universitária de Paris
Até hoje, acolhe professores, pesquisadores e estudantes brasileiros que chegam a Paris em programas acadêmicos, bem como artistas e profissionais em estágio de aperfeiçoamento. O ex-ministro do STF Francisco Rezek e o fotógrafo Sebastião Salgado já passaram por lá.

2005
 
Ano do Brasil na França
 
França recebeu cerca de 400 eventos relacionados a teatro, cinema, dança, fotografia, gastronomia, esporte, música, artes plásticas, literatura e design brasileiros. Gilberto Gil e Caetano Veloso fizeram um show na praça da Bastilha, em Paris. Em 2009, foi a vez da França vir ao Brasil com a mesma iniciativa.

Acordos políticos

1826
 
Tratado de Amizade, Navegação e Comércio entre o Brasil e a França. O documento acordava, em 26 artigos, tópicos como a paz constante e a amizade perpétua, liberdade de comércio e navegação e políticas para criminosos.

2003
 
O Brasil é convidado a participar da cúpula do então G8, realizada na cidade francesa de Evian, a convite da França.

2008
 
O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy e o ex-presidente Lula assinam o Plano de Ação da Parceria Estratégica Brasil-França, voltado para cooperação nas áreas de defesa, espaço, energia nuclear, desenvolvimento sustentável, ciência e tecnologia, temas migratórios, entre outros.

2017
 
Inauguração da ponte sobre o rio Oiapoque, que liga Oiapoque, no Amapá, e Saint-Georges de l'Oyapock, no território ultramarino da França, a Guiana Francesa. O investimento de R$ 68 milhões foi rachado meio a meio entre Brasil e França.

2018
 
O submarino Riachuelo, fruto do Plano de Ação da Parceria Estratégica Brasil-França, é lançado ao mar no mês de dezembro, sob o ex-presidente Michel Temer.

Fonte: Biblioteca Nacional Digital, FGV CPDOC, Maison du Brésil, Jornal da USP, Ministério da Economia, Ministério das Relações Exteriores e Portal da Câmara dos Deputados.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.