Tabaré Vázquez Presidente do Uruguai anuncia que tem 'nódulo pulmonar' possivelmente maligno

Publicado em: 20/08/2019 21:27 Atualizado em:

Foto: Evaristo Sa / AFP
Foto: Evaristo Sa / AFP
O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, anunciou nesta terça-feira a descoberta de um "nódulo pulmonar" com aparência maligna que lhe obrigará a se internar para ter um diagnóstico definitivo.

"Em um estudo tomográfico foi comprovada a existência de um nódulo pulmonar direito com características muito firmes de que se possa tratar de um processo maligno", apontou Vázquez em uma declaração à imprensa na sede da Presidência.

Vázquez, um oncologista que declarou a guerra ao tabaco no Uruguai, governa desde 2015 em seu segundo período à frente da Presidência de país sul-americano, mandato que acabará em março de 2020.

Em seu tradicional tom calmo, Vázquez afirmou que o tumor foi descoberto por meio de exames de imagem de rotina. 

"Esta situação exige exames complementares provavelmente, ou possivelmente, no decorrer desta semana, que vão demandar um ou dois dias se internação", explicou o mandatário. "Com esses exames, o diagnóstico definitivo será conhecido", resumiu, diante de seus ministros e da imprensa. 

Vázquez, de 79 anos, acrescentou que espera que os médicos lhe deem um "prognóstico e os eventuais tratamentos" aos quais deverá se submeter, e disse que fará esta etapa no país. 

"De agora em diante nesta área, eu me torno um paciente", disse o presidente, que não fez nenhum anúncio sobre sua continuidade à frente do governo, que assumiu pela primeira vez em 2005, e deixou a coletiva cumprimentando cada um de seus ministros.

O anúncio ocorre a poucos meses das eleições presidenciais para substituí-lo, que serão realizadas em 27 de outubro.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.