Diario de Pernambuco
Busca

Declaração

Presidente do Chile vê precedente perigoso em proposta de Macron de internacionalizar Amazônia

Por: FolhaPress

Publicado em: 28/08/2019 20:06

Foto: Francois Mori / POOL / AFP (Foto: Francois Mori / POOL / AFP)
Foto: Francois Mori / POOL / AFP (Foto: Francois Mori / POOL / AFP)
A escala em Brasília nesta quarta (28) do presidente do Chile, Sebastián Piñera, foi costurada de última hora em razão da dimensão que a crise ambiental na Amazônia ganhou no cenário internacional nos últimos dias. Segundo interlocutores que acompanham o tema, que falaram à reportagem sob condição de anonimato, Piñera considerou um precedente perigoso a proposta do presidente da França, Emmanuel Macron, de se discutir um status internacional para a Amazônia. 

O chileno achou importante reforçar a mensagem de que são os países sul-americanos os que têm que buscar soluções para os problemas da região e, nesse sentido, propôs um encontro ao presidente Jair Bolsonaro. Piñera avaliou que permitir um debate sobre a internacionalização da Amazônia poderia abrir as portas para questionamentos futuros em relação à autonomia de outras nações sul-americanas sobre seus territórios. 

O precedente, avaliou o mandatário, poderia afetar no futuro inclusive países que não possuem vegetação amazônica - como é o caso do próprio Chile. Quando fez a declaração sobre o status internacional da Amazônia, por exemplo, Macron fez uma comparação com outros ecossistemas. "A mesma coisa vale para aqueles [países] que têm em seus territórios glaciares ou regiões com impacto sobre o mundo inteiro", disse o francês.

Os primeiros contatos entre autoridades brasileiras e chilenas para costurar o encontro dos dois mandatários ocorreram no fim de semana. Piñera estava em Biarritz, na França, como convidado da cúpula do G7. Foi justamente nesse fórum que Macron levantou o debate sobre um possível estatuto internacional da floresta amazônica. 

Nas conversas que manteve com os líderes das sete economias mais industrializadas do mundo, Piñera reconheceu a necessidade de preservação da Amazônia, mas atuou com uma espécie de porta-voz de países sul-americanos: ele ressaltou nas reuniões do G7 que a soberania das nações da região precisa ser respeitada e que os países locais devem ser protagonistas na busca por soluções ao problema das queimadas.

A mensagem esteve presente na sua declaração à imprensa após a reunião com Bolsonaro na manhã desta quarta, no Palácio da Alvorada. Por outro lado, Piñera defendeu a ajuda financeira internacional (inclusive a dos países do G7) para o combate aos incêndios na região amazônica e que a preservação da floresta é um tema importante para toda a comunidade internacional.

"A Amazônia do Brasil está sob a soberania brasileira e isso tem de reconhecer e respeitar sempre. Mas é também certo que muitos países querem colaborar com um país amigo e irmão como o Brasil", disse o chileno. 

Ao final da reunião, Bolsonaro anunciou que pretende comparecer a um encontro de presidentes da região amazônica em Leticia, na Colômbia, no dia 6 de setembro. A reunião é uma iniciativa capitaneada pelos governos do Peru e da Colômbia.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.