Diario de Pernambuco
Busca

Possibilidade

Macron não descarta solicitar status internacional à Amazônia

Publicado em: 26/08/2019 19:15

Foto: Bertrand Guay/AFP
 (Foto: Bertrand Guay/AFP)
Foto: Bertrand Guay/AFP (Foto: Bertrand Guay/AFP)
O G-7, grupo de países mais ricos do mundo, prometeu nesta segunda-feira (26) liberar em caráter de urgência US$ 20 milhões o equivalente a R$ 83 milhões, para enviar aviões-tanque para combater os incêndios na Amazônia. O presidente da França, Emmanuel Macron, questionou a conveniência de conferir um status internacional à floresta caso os líderes da região tomem decisões prejudiciais ao planeta.

A fala de Macron é uma clara alusão ao presidente brasileiro, Jair Bolsonaro (PSL), que o acusou de ter uma "mentalidade colonialista" por exigir uma ação internacional a respeito da região.

Associações e organizações não governamentais (ONGs) levantaram a questão de definir um status internacional para a Amazônia.

"Este não é o quadro da iniciativa que estamos tomando, mas é uma questão real que se impõe se um Estado soberano tomar medidas concretas que obviamente se opõem ao interesse de todo o planeta", disse Mácron. "As conversas entre (Sebastián) Piñera (presidente do Chile) e Bolsonaro não vão nessa direção, acho que ele está ciente desse assunto. Em qualquer caso, quero viver com essa esperança."

Segundo o presidente francês, esse status "é um caminho que permanece aberto e continuará a florescer nos próximos meses e anos". "A questão é tal no plano climático que não podemos dizer 'Este é um problema só meu'. É o mesmo para aqueles que têm espaços glaciais em seu território ou que impactam o mundo inteiro."

Ele garantiu, no entanto, que construiu a iniciativa que será proposta às Nações Unidas "para respeitar a soberania de cada país".
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.