Diario de Pernambuco
Busca

França

Macron diz que incêndios na Amazônia são 'crise internacional'

Publicado em: 22/08/2019 20:03

Foto: AFP
O presidente francês, Emmanuel Macron, disse nesta quinta-feira que os incêndios que atingem a Amazônia são uma "crise internacional" e convocou os membros do G7 a discutir "esta emergência" na cúpula de Biarritz, prevista para este final de semana.

"Nossa casa está em chamas. Literalmente. A Amazônia, pulmão de nosso planeta, que produz 20% do nosso oxigênio, está pegando fogo. Essa é uma crise internacional. Membros do G7, vamos discutir esta emergência nos dois primeiros dias" da cúpula, tuitou o presidente.

Macron acompanhou seu tuíte, escrito em francês e inglês, de uma foto tirada da Amazônia há 16 anos pelo fotógrafo americano Loren McIntyre, falecido em 2003.

Dezenas de milhares de internautas alertaram sobre os incêndios na Amazônia nos últimos dias sob o hashtag #PrayForAmazonas, mas utilizando imagens antigas ou tiradas de outras regiões.

Macron se uniu com seu tuíte ao secretário-geral da ONU, António Guterres, que na quinta-feira se mostrou "profundamente preocupado" com os incêndios na Amazônia, após o presidente Jair Bolsonaro denunciar uma "psicose ambiental".
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.