Diario de Pernambuco
Busca

Newfoundland

Imagens de altíssima resolução mostram Titanic em avançado estado de deterioração; veja

Publicado em: 22/08/2019 17:41

Foto: Atlantic Productions/Divulgação
Pela primeira vez em quase 15 anos, exploradores capturaram imagens em 4k dos destroços Titanic, que afundou há 107 anos depois de bater em um iceberg. A embarcação encontra-se a 645 quilômetros da costa de Newfoundland, Canadá, a 3.810 metros de profundidade no Oceano Atlântico.

A façanha é explorador Victor Vescovo, que conduz uma missão ao fundo de cinco mares. Ele construiu um veículo submersível durante mais de três anos, próprio para empreitadas como essa. Segundo Vescovo, sua equipe fez cinco mergulhos até o ponto onde onde os destroços estão submersos.

Entre as principais finalidades da exploração está mensuração com luz da nave - dimensões que serão usadas para constuir modelos 3D para plataformas de realidade virtual. A ideia é que esse recurso ajude os cientistas a acompanhar e prever a deterioração dos destroços de navios. 

“É grande. É um naufrágio grande. Eu não estava completamente preparado para o tamanho. E daí apareceu no sonar, era realmente notável”, disse o explorador à BBC de Londres.“O momento mais fantástico foi quando eu estava ao lado do Titanic; as luzes fortes do submersível refletiram-se em um portal, era como se o barco estivesse piscando para mim”, completou.


 
Naufrágio

O Titanic partiu de Southampton, na Inglaterra, para Nova York, nos Estados Unidos, em 10 de abriu de 1912. A viagem seria interrompida 4 dias depois, por uma colisão com um iceberg, que provocou o naufrágio da embarcação. 

Dos 2.223 passageiros, 1.517 morreram. A lista de embarcados no navio inclui personalidades famosas, como o empresário americano Benjamin Guggenheim, o jornalista britânico William Thomas Stead, um dos donos da loja de departamento Macy’s, Isidor Straus e sua mulher, Ida.
 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.