° / °

Mundo
Crítica

Em capa com a Amazônia em foco, Economist critica desmatamento

Publicado: 01/08/2019 às 10:52

Divulgação/The Economist/Capa/

Divulgação/The Economist/Capa/

A revista britânica The Economist trouxe na capa desta semana, com tema "A ameaça do desmatamento descontrolado", a Amazônia. No visual, troncos partidos em meio a um cenário de destruição e descuido.

Além do impacto da imagem, no texto, a edição faz referências a Jair Bolsonaro e aponta, em editorial, o chefe de Estado como responsável por acelerar o processo de destruição (que alega ser em nome do desenvolvimento).

Desde que assumiu a presidência do Brasil, em janeiro, "as árvores estão desaparecendo a uma taxa de maias de duas ilhas de Manhattan por semana".

A edição sugere ações concretas com relação ao cenário:
- Empresas de alimentos, pressionadas pelos consumidores, devem rejeitar a soja e a carne produzidas em terras amazônicas exploradas ilegalmente. 

- Aplicar dispositivos para proteger a floresta tropical já vigentes no acordo alcançado em junho pela União Europeia e pelo Mercosul (do qual o Brasil é membro) 

- Os parceiros comerciais do Brasil devem fazer acordos contingentes de seu bom comportamento

Mais de Mundo