Diario de Pernambuco
Busca

itália

Vilarejo próximo ao vulcão Stromboli amanhece sob camada de cinzas

Por: AFP

Publicado em: 04/07/2019 16:07

Foto: AFP
O pequeno vilarejo de Ginostra, ao pé do vulcão Stromboli, amanheceu nesta quinta-feira (4) sob uma camada de cinzas e quase vazio, um dia após uma violenta erupção, que provocou a morte de um turista.

O vulcão permanece em atividade, mas os especialistas acredita que o pior momento já passou, após duas grandes explosões na parte centro-sul da cratera na tarde de quarta-feira.

O Stromboli, considerado um dos vulcões mais ativos do planeta e frequentemente em erupção desde 1932, registrou na quarta-feira uma de suas atividades mais fortes no século.

Na quarta-feira à noite, 70 pessoas foram retiradas de Ginostra, a localidade mais afetada, e mil turistas embarcaram nas lanchas rápidas que ligam o vilarejo com a costa da península. Alguns abandonaram os documentos e malas na ilha. 

A erupção provocou a morte de Massimo Imbesi, um siciliano de 35 anos, fã de fotografia, que fazia uma excursão ao lado de um jovem brasileiro que acabara de conhecer.

As equipes de emergência acreditam que Imbesi provavelmente ficou preso com a queda de várias rochas e foi asfixiado pelo gás. 
O jovem brasileiro sobreviveu, mas estava desidratado e em estado de choque. 

A turística ilha vulcânica de Stromboli, com uma área de 12,6 quilômetros quadrados, tem 500 habitantes e atrai muitos visitantes durante o verão.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.