Diario de Pernambuco
Busca

Internacional

Mísseis encontrados em base do marechal Haftar na Líbia são da França

Por: AFP

Publicado em: 10/07/2019 11:29

Foto: AFP (Foto: AFP
)
Foto: AFP (Foto: AFP )
Os mísseis de fabricação americana descobertos pelas forças leais ao Governo de União Nacional (GNA) líbio em uma base de seus adversários fieis ao marechal Haftar pertencem à França, afirmou nesta quarta-feira (10) o ministério francês da Defesa.

"Os mísseis Javelin encontrados em Gharian pertencem ao Exército francês, que os comprou dos Estados Unidos", admitiu Paris, confirmando uma informação do New York Times.

O jornal americano atribuiu na terça-feira à França a propriedade dos  três mísseis, que caíram nas mãos de combatentes do homem forte do leste da Líbia, Khalifa Haftar, embora o país esteja sujeito a um embargo de armas ordenado pelo ONU.

"Estas armas eram destinadas à autoproteção de um destacamento francês destacado para fins de inteligência antiterrorista", explicou o ministério francês, confirmando a presença de forças francesas no território líbio.

Estas munições "danificadas e inutilizáveis" foram "temporariamente armazenadas em um armazém para posterior destruição e não foram entregues para as forças locais", disse Paris, que negou ter fornecido o armamento às tropas de Haftar, mas não explicou como acabaram na suas mãos.

Inicialmente, suspeitou-se que os mísseis Javelin pertenciam aos Emirados Árabes Unidos, que negaram categoricamente.

As Nações Unidas renovaram em junho por um ano uma operação europeia para controlar o embargo de armas à Líbia.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.