Diario de Pernambuco
Busca

Declaração

Estamos dispostos a negociar se EUA retirarem sanções, diz presidente do Irã

Publicado em: 14/07/2019 19:30

Foto: Wikimedia Commons.
O presidente do Irã, Hassan Rouhani, afirmou que seu país está disposto a negociar com os Estados Unidos, caso o governo americano retire sanções econômicas contra os iranianos. A declaração foi divulgada neste domingo no site oficial da presidência. "No momento em que vocês pararem com as sanções e as provocações, estamos prontos para negociar."

As tensões regionais têm aumentado um ano após o governo do presidente Donald Trump se retirar unilateralmente do acordo nuclear entre Teerã e potências globais. Os EUA desde então voltaram a impor sanções duras contra as exportações de petróleo iraniano, o que exacerba uma crise econômica que leva a moeda local, o rial, a se desvalorizar fortemente.

Mais cedo neste domingo, líderes de Reino Unido, França e Alemanha pediram o fim da "escalada de tensões" na região. O Irã recentemente começou a superar os limites de enriquecimento de urânio estabelecidos no acordo de 2015, mas diz que isso pode ser revertido se houver incentivos econômicos suficientes para compensar as sanções americanas. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.