Diario de Pernambuco
Busca

Presidente

Câmara dos EUA derruba primeiro pedido de impeachment contra Trump

Por: FolhaPress

Publicado em: 17/07/2019 20:48

Foto: Saul Loeb/AFP
A Câmara dos Representantes (deputados) dos EUA decidiu nesta quarta-feira (17) derrubar o primeiro pedido de impeachment protocolado na Casa contra o presidente Donald Trump.
 
A votação foi de 332 votos a favor e 95 contra, com os líderes democratas, entre eles a presidente da Casa, Nancy Pelosi, se somando aos republicanos para barrar a medida.
 
O pedido foi apresentado na terça pelo deputado Al Green, democrata do estado do Texas, e citava as declarações racistas de Trump contra quatro deputadas democratas. No mesmo dia, a Casa aprovou uma moção de repúdio contra o presidente pelo mesmo motivo.
 
"Donald Trump, por suas declarações, colocou o alto cargo de presidente dos EUA em uma situação de desrespeito, ridículo, vergonha e descrédito; semeou discórdia entre o povo americano; demonstrou que é incapaz de ser presidente e traiu sua confiança como presidente dos Estados Unidos para o prejuízo manifesto do povo americano, e cometeu uma alta ilegalidade no cargo", leu Green no plenário da Casa. 
 
"É hora de lidarmos com sua intolerância. Esse presidente demonstrou que está disposto a gritar fogo em um teatro lotado, e nós vimos o que pode acontecer com as pessoas quando se dá rédeas livres ao fanatismo", disse Green a repórteres.
Pelosi, que vinha relutando a atender pedidos de que um procedimento de impeachment fosse aberto contra o presidente, apoiou o arquivamento da medida.
"Como todo o respeito do mundo pelo senhor Green, temos seis comitês que estão trabalhando em questões de abuso de poder, obstrução de justiça e outros que o presidente possa ter cometido", afirmou. "É um caminho sério que estamos percorrendo, não que o senhor Green não seja sério, mas vamos lidar com isso no plenário." 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.