Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

Repreensão

México adverte sobre risco de retaliação contra os EUA por tarifas no comércio

Publicado em: 03/06/2019 21:36

Foto: Saul Loeb/AFP (Foto: Saul Loeb/AFP)
Foto: Saul Loeb/AFP (Foto: Saul Loeb/AFP)
O México avalia possível retaliação à ameaça de tarifa dos Estados Unidos sobre seus produtos, mas prefere convencer o governo do presidente Donald Trump de que uma solução negociada é do melhor interesse dos dois países, afirmaram graduadas autoridades mexicanas nesta segunda-feira.

A ministra da Economia mexicana, Graciela Márquez, afirmou que seu país pode adotar vários caminhos, se os EUA levarem adiante a ameaça de tarifas. Ele poderia recorrer a entidades multilaterais, como a Organização Mundial de Comércio (OMC), mas esses processos são lentos, disse ela. Ou o México poderia retaliar com tarifas sobre produtos selecionados dos EUA. "Nós estamos nos preparando, mas confiamos que a diplomacia e ações para persuadir e convencer a manter a integração e as relações comerciais funcionarão", afirmou a ministra.

"Nós não queremos usar tarifas para prejudicar as cadeias de valor nem a criação de empregos ou o crescimento", comentou a autoridade. Em vez disso, queremos que o livre comércio prevaleça na América do Norte." 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão
De 1 a 5: entenda as diferenças entre os tipos de exames para a Covid-19
Bolsonaro convida Temer para missão no Líbano
Rhaldney Santos entrevista o pré-candidato à prefeitura de Jaboatão Adelson Veras
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco