Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Notícia de Mundo

diplomacia

Grécia pede à Alemanha negociação sobre indenizações de guerra

Por: AFP

Publicado em: 05/06/2019 08:32

Atenas. Foto: Reprodução/Creative Commons
O governo grego pediu oficialmente à Alemanha nesta quarta-feira a abertura de negociações sobre eventuais indenizações de guerra por crimes cometidos pelo exército alemão nas Primeira e Segunda guerras mundiais, especialmente durante a ocupação nazista.

Berlim confirmou ter recebido essa solicitação, mas considerou "encerrada legal e politicamente" a questão da compensação para a Segunda Guerra Mundial.

De acordo com um comunicado do ministério grego das Relações Exteriores, o embaixador da Grécia em Berlim apresentou um texto em que "o governo grego insta a parte alemã a abrir negociações para resolver a questão em suspenso das reparações e indenizações de guerra, reivindicadas pela Grécia".

No ano passado, uma comissão parlamentar grega avaliou em 270 bilhões de euros (US$ 305 bilhões) as indenizações a serem pagas pela Alemanha à Grécia por danos e saques cometidos, pelas atrocidades sofridas durante a ocupação nazista (1941-1944), e também por um empréstimo forçado à Grécia em 1942.

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, transformou essa questão em uma promessa de campanha desde 2015.

Este antigo debate voltou à tona na Grécia durante a crise da dívida (2010-2018), durante a qual a Alemanha foi responsabilizada pelas severas políticas de austeridade impostas à Grécia em troca de empréstimos internacionais para evitar a falência.

Nesta quarta-feira, um porta-voz do ministério alemão das Relações Exteriores disse em Berlim que "mais de 70 anos após o fim da guerra e mais de 25 anos depois do Tratado 4+2 (que organizou a soberania da Alemanha reunificada), a questão da indenização está encerrada legal e politicamente".
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Moradores cobram inauguração da Upinha Rio da Prata
A importância de um atendimento farmacêutico correto
Primeira Pessoa com Padre Reginaldo Veloso
Sobre Vidas: Casinha - Associação dos Amigos da Vila do Papelão
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco