Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Notícia de Mundo

conflito

Síria: 10 civis mortos em ataques do regime contra jihadistas

Por: AFP

Publicado em: 29/05/2019 08:37

Foto: Anas AL-dyab / AFP
Ao menos 10 civis morreram nesta quarta-feira em ataques aéreos do regime sírio em territórios controlados por jihadistas na província de Idlib (noroeste), bombardeada há um mês por forças governamentais e sua aliada Rússia.

Sete civis morreram em ataques na localidade de Sarja, que fica na área que separa os territórios controlados pelos jihadistas do grupo Hayat Tahrir al-Cham (HTS, ex-braço sírio da Al-Qaeda) das zonas governamentais próximas, informou a ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

"Os bombardeios do regime e da Rússia continuam com intensidade em várias regiões. Os ataques russos se concentram na cidade de Khan Shaykhun e seus arredores", afirmou o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman.

Desde domingo, os disparos de artilharia diários contra Idlib e os territórios próximos mataram mais de 50 civis, incluindo muitas crianças, de acordo com o OSDH.

Grande parte de Idlib, assim como setores nas províncias vizinhas de Hama, Aleppo e Latakia estão sob controle do HTS.

As forças leais ao regime de Bashar al-Assad controlam uma parte do sudeste e outra do leste Idlib. 

Desde o fim de abril, estas forças conseguiram, com ataques aéreas e combates em terra, recuperar várias cidades da região sul desta província e ao norte de Hama.

Na terça-feira, ao menos 27 civis, incluindo nove crianças, morreram em ataques em Idlib e Aleppo, segundo o OSDH.

A diretora do Escritório para Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU, Ursula Mueller, afirmou ao Conselho de Segurança das Nações Unidas que 270.000 pessoas fugiram dos combates em Idlib desde o fim de abril.

A guerra na Síria, iniciada em 2011, provocou mais de 370.000 mortes e a fuga de milhões de pessoas.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Maria, mãe de um povo ferido
Confira a estreia do programa In set
Educação humanizadora e não violência nas escolas
João e os 50 anos de colunismo social
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco