Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Notícia de Mundo

EXPORTAÇÃO DE RESÍDUOS

Malásia devolverá centenas de toneladas de plástico para países de origem

Por: AFP

Publicado em: 28/05/2019 11:46

Foto: AFP
A Malásia afirmou, nesta terça-feira (28), que devolverá centenas de toneladas de resíduos plásticos para seus países de origem e disse que não quer continuar sendo o "lixão" do planeta.

A cada ano, são produzidas cerca de 300 milhões de toneladas de plástico, segundo o Fundo Mundial para a Natureza (WWF). A grande maioria termina em lixões, ou nos oceanos, o que provoca uma poluição que a comunidade internacional não consegue administrar.

A China aceitou, durante anos, os resíduos plásticos de todo mundo. Em 2018, abandonou essa prática por razões ambientais. E, agora, vários países do Sudeste Asiático estão fazendo o mesmo.

"Pedimos aos países desenvolvidos que parem de nos enviar seus resíduos para o nosso país", disse a ministra de Energia, Meio Ambiente e Ciências, Yeo Bee Yin.

"Vamos devolvê-los para seus países de origem", acrescentou, após inspecionar vários contêineres cheios de resíduos em Port Klang, o porto mais ativo do país.

Os números oficiais apontam que as importações de plástico para a Malásia triplicaram desde 2016, atingindo 870.000 toneladas no ano passado.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
João e os 50 anos de colunismo social
Comerciantes e moradores da várzea pedem por saneamento básico
Saúde bucal na adolescência
Primeira Pessoa com Wladimir Reis
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco