Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

CONTROLE DE ARMAS

EUA abandonam Conferência de Desarmamento da ONU presidida pela Venezuela

Por: AFP

Publicado em: 28/05/2019 10:28

Foto: Fabrice Coffrini/AFP
A delegação dos Estados Unidos decidiu abandonar nesta terça-feira a Conferência de Desarmamento, um fórum internacional da ONU que se reúne em Genebra, depois que a Venezuela assumiu a presidência rotativa.

"O que acontece aqui dentro agora mesmo é uma diatribe de propaganda", disse o embaixador americano Robert Wood, antes de afirmar que a Venezuela é um "Estado pária".

"Independente do que falarem ali, o que decidirem, não tem absolutamente nenhuma legitimidade porque é um regime ilegítimo que preside este fórum", completou, em referência ao governo do presidente Nicolás Maduro.  

O embaixador americano saiu da sala imediatamente depois que o embaixador da Venezuela na ONU em Genebra, Jorge Valero, começou a discursar após assumir a presidência.

Estados Unidos e outros 50 países reconheceram o opositor venezuelano Juan Guaidó como presidente interino. 

"Um representante de Juan Guaidó, o presidente interino, deveria estar neste fórum, deveria estar sentado na cadeira agora mesmo", disse Wood. 

A Conferência de Desarmamento (CD) foi um fórum chave da ONU na negociação de acordos de controle de armas, mas nos últimos anos foi bloqueado por divergências diplomáticas.

Wood descreveu a presidência da Venezuela do fórum como "outro dia trágico na história do CD", depois que no ano passado a Síria assumiu o posto, ocupado de maneira rotativa e por ordem alfabética do países membros.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Argentina dá à luz quádruplos em plena pandemia e marido é impedido de encontrá-la
Notícias de 15/07: Protocolo para volta às aulas, Sarí vira ré e anticorpos conseguem bloquear Covid
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #65 Fecundação e meiose
Crise do novo coronavírus ameaça carnaval no Rio e Salvador
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco