venezuela

Espanha diz que não permitirá que embaixada na Venezuela se torne centro político

Por: FolhaPress

Publicado em: 03/05/2019 12:22

Foto: Federico Parra / AFP
A Espanha não vai permitir que sua embaixada em Caracas seja usada como centro político pelo líder de oposição venezuelano Leopoldo López, disse o ministro das Relações Exteriores espanhol, Josep Borrell nesta sexta-feira (3).

López, um aliado do líder opositor Juan Guaidó, se refugiou na embaixada espanhola com a mulher e os filhos no início da semana após uma tentativa fracassada de um levante militar contra o governo do presidente Nicolás Maduro.

"A Espanha não vai permitir que sua embaixada seja convertida em um centro de atividade política pelo sr. López ou por qualquer outro", disse Borrell durante uma conferência em Beirute, no Líbano. 

Na quinta-feira (2), o governo espanhol informou que não tinha intenção de entregar López para as autoridades da Venezuela.

"Temos também a confiança de que, nestas condições, a Venezuela vá respeitar a imunidade diplomática", declarou ainda Borrell.

Eles estão na casa do embaixador como "convidados", disse o governo espanhol. López, que tem cidadania espanhola, não entrou com pedido formal de asilo ou refúgio. 

Quase simultaneamente ao envio dessa declaração pelo Ministério de Relações Exteriores da Espanha, López compareceu diante da imprensa na residência do embaixador e antecipou que "mais movimentos no setor militar ocorrerão contra o governo de Maduro".
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.