Pesquisa

Aprovação de Trump atinge 46% nos EUA

Por: AFP

Publicado em: 06/05/2019 22:46

Foto: Reprodução/Facebook (Foto: Reprodução/Facebook)
Foto: Reprodução/Facebook (Foto: Reprodução/Facebook)
O índice de aprovação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, atingiu 46% - algo inédito desde sua chegada ao poder no dia 20 de janeiro de 2017 - segundo pesquisa do instituto Gallup.

De acordo com o Gallup, 46% dos americanos aprovam a administração  Trump, contra 50% que a desaprovam.

Em marzo, 39% tinham uma opinião positiva das ações do presidente.

A nova pesquisa sai após uma série de indicadores econômicos positivos e do relatório do procurador especial Robert Mueller descartando o conluio entre a equipe de campanha de Trump e a Rússia durante as eleições presidenciais de 2016.

A pesquisa foi realizada entre 17 e 30 de abril, antes das últimas revelações sobre um email de Mueller para o secretário de Justiça, Bill Barr, no qual o procurador especial manifesta seu desacordo com a forma como o ministro resumiu sua investigação. 

Entre os republicanos, a aprovação de Trump é de 91%, mas cai para 12% entre os democratas.

Relação com Cohen

Michael Cohen - o ex-advogado pessoal do presidente Donald Trump - foi sentenciado à prisão após se declarar culpado por oito crimes e ofereceu informações aos investigadores para comprometer o presidente estado-unidense em troca da redução e sua pena. 

Além disso, Cohen criticou duramente o presidente, ao afirmar que espera que, quando estiver solto, "o país não tenha xenofobia, injustiça e mentiras" no mais alto escalão.

Em dezembro do ano passado, Cohen foi condenado por sonegação de impostos e por mentir no Congresso. Também foi condenado por comprar o silêncio de duas mulheres para que não tornassem públicas as relações que elas teriam tido com o presidente Trump.

Para tentar reduzir sua sentença, ofereceu informações aos investigadores que pudessem comprometer Trump e sua família, incluindo sobre a acusação de interferência russa na disputa presidencial de 2016. Ele disse nesta segunda-feira, antes de entrar no carro rumo à prisão de Otisville, que ainda tem muito para contar. 

TAGS: cohen | trump, | aprovação, | eua, |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.