Diario de Pernambuco
Busca

Capturado

Ex-militar dos EUA é preso por planejar ataque terrorista em Los Angeles

Por: AFP

Publicado em: 29/04/2019 19:30

Um ex-militar americano foi detido por suspeita de planejar um atentado terrorista de grande envergadura, em Los Angeles, em represália aos ataques contra uma mesquita na Nova Zelândia - informou a Justiça nesta segunda-feira (29).

Mark Steven Domingo, de 26 anos, um ex-soldado de Infantaria do Exército que combateu no Afeganistão e professava a fé muçulmana, foi detido na sexta-feira (26) e enfrenta acusações federais por um plano de detonar "um improvisado artefato explosivo com o objetivo de causar baixas em massa".

O ex-militar foi preso por um policial disfarçado quando recebia o que pensava ser uma bomba, que utilizaria contra uma manifestação em Long Beach no final de semana.

"Esta investigação desmantelou com sucesso uma ameaça muito real planejada por um militar com experiência de combate, que reiteradamente afirmou que pretendia causar o maior número de baixas", declarou o promotor federal Nick Hanna.

Domingo (28) foi denunciado por "planejar e agir para criar uma arma de destruição em massa para cometer homicídio em grande escala".

O ex-militar manifestou na Internet e a fontes do FBI seu apoio à "violência jihadista, seu desejo de buscar represália aos ataques contra muçulmanos e que queria se tornar um mártir".

O plano era detonar a bomba durante uma manifestação de supremacistas brancos convocada para o domingo em Long Beach, evento que finalmente não foi realizado.

"Os Estados Unidos precisam de outro Las Vegas", escreveu Domingo na Internet em referência ao atirador que em outubro de 2017 matou dezenas de pessoas.

Após o ataque à mesquitas na Nova Zelândia, no dia 13 de março, Domingo escreveu: "Precisa haver vingança".
TAGS: polícia | prisão, | eua, |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.