Diario de Pernambuco
Busca

Contas

Macri reconhece que crescimento econômico da Argentina vai diminuir

O presidente detalhou as projeções em entrevista coletiva

Publicado em: 18/07/2018 20:30

Foto: Nicholas Kamm/AFP
O presidente da Argentina, Mauricio Macri, admitiu nesta quarta-feira (18) que, após as dificuldades dos últimos meses, o crescimento econômico do país será menor. Ele afirmou, porém, que o crescimento será retomado no ano que vem.

Em entrevista coletiva na Residência de Olivos, Macri disse que, apesar da "tempestade econômica" que fez a inflação disparar nos últimos meses, reduzir o índice continua como "absoluta prioridade" de seu governo.

As atuais projeções indicam que a Argentina vai fechar o ano com inflação de 30%, mas Macri mostrou confiança na queda do índice em mais de 10 pontos percentuais em 2019. Para 2020, o presidente argentino estima que a taxa fique "mais perto de 1 dígito".

Ele afirmou que a origem da inflação está em um "Estado que gasta muito mais do que recebe de impostos" e, embora não tenha revelado um plano para controlar o déficit público, descartou uma alta da pressão sobre as contas do governo. "Não podemos pagar mais impostos", frisou Macri.

A inflação é, nas palavras do presidente, um "grande problema" que impede a chegada dos investimentos, já que há "muitas companhias mundiais" interessadas em chegar ao país, mas que "não trabalham em países com inflação".

Por isso, Macri destacou a importância de conseguir um acordo parlamentar para o orçamento de 2019, que pretende fechar com um ajuste que reduza até 1,3% o déficit fiscal, o que "aproximaria muitíssimo" a Argentina de uma inflação menor e tornaria o país "muito mais forte frente ante qualquer tempestade que aconteça no mundo".

O presidente argentino negou que o governo exerça pressão sobre as negociações salariais, ao afirmar que continuam sendo "absolutamente livres", e disse que "cada setor, na sua realidade, irá se acomodando", levando em conta o avanço dos preços.

Quanto aos servidores públicos, Macri disse que os ajustes de salários pela inflação "estarão limitados pelos recursos" dos quais disponham as distintas administrações.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.