casamento real

O mais importante capítulo do conto de fadas de Harry e Meghan

O príncipe Harry da Inglaterra e a atriz americana Meghan Markle vão selar sua união, após um ano e sete meses de namoro. Uma relação que foi observada pelos olhos de todo o mundo e assediada pela imprensa internacional

Publicado em: 19/05/2018 06:00 | Atualizado em: 18/05/2018 23:42

Foto: Daniel Leal-Olivas/AFP Photo

O capítulo mais importante do conto de fadas da vida real vai ser, enfim, escrito neste sábado (19). O príncipe Harry da Inglaterra e a atriz americana Meghan Markle vão selar sua união, após um ano e sete meses de namoro. Uma relação que foi observada pelos olhos de todo o mundo e assediada pela imprensa internacional. 

A história lembra o casamento da estrela do cinema Grace Kelly, vencedora do Oscar na categoria Melhor Atriz, que se tornou princesa após a união com Rainer III, príncipe-soberano de Mônaco. A artista precisou abdicar da profissão para se dedicar à realeza e assumir a sucessão ao trono de rainha do principado. 

Assim será com Meghan, a atriz, destaque da série Suits, de sucesso mundial, precisou deixar de atuar após anunciar seu noivado com Harry, em novembro de 2017. No seriado, a futura princesa interpreta Rachel Zane, uma tecnica jurídica que trabalha com seu noivo em um escritório de advocacia de Nova Iorque. No último episódio, a personagem sobe ao altar vestida branco, véu e grinalda, quase como um anúncio da cerimônia que aconte a partir das 8h - horário de Brasília - e 12h - horário de Londres. 

Mas, diferente, de Suits, Meghan e Harry vão casar com muito mais pompa e cirscutância. A celebração será na capela de São Jorge, parte do castelo de Windsor, e cerca de 600 convidados são esperados para a cerimônia. Além disso, 2.640 membros do público, escolhidos por Meghan e Harry, vão participar da celebração, numa ala reservada do castelo. Entre eles, estarão jovens que demonstram liderança em suas áreas em suas áreas de atuação, membros de organizações beneficentes, estudantes de escolas locais e pessoal da Casa Real.

Harry é o sexto na linha sucessória do trono do Reino Unido. Antes dele, estão o seu pai Charles, Príncipe de Gales, seu irmão William, Duque de Cambridge e seus sobrinhos, os príncipes George, Charlotte e Louis. Por isso, este será o último grande casamento real em muitos anos, visto que, depois dele, as próximas grandes celebrações serão as dos pequenos filhos do seu irmão mais velho. 

Quem levará Meghan ao altar

O príncipe Charles, herdeiro da coroa e pai do noivo, Harry, levará até o altar sua futura nora Meghan Markle no casamento de sábado, anunciou o Palácio de Kesington nessa sexta-feira (18). "O príncipe de Gales tem o prazer de receber desta maneira a senhorita Markle na família real", afirma o palácio em um comunicado.

Na quinta-feira (17), a atriz americana confirmou que seu pai, Thomas Markle, não compareceria à cerimônia de casamento por problemas de saúde.

O comunicado informa que a noiva fez o pedido ao sogro. "A senhorita Meghan Markle pediu a Sua Alteza Real o príncipe de Gales, que a acompanhasse ao altar da igreja de São Jorge, no castelo de Windsor", afirma o texto.


Roteiro do casamento 

9h locais 
(5h de Brasília)

2.640 membros do público começam a entrar no recinto do castelo de Windsor, distante uma hora a oeste de Londres. Entre eles, estarão jovens que demonstraram liderança em suas áreas de atuação, membros de organizações beneficentes, estudantes de escolas locais e pessoal da Casa Real.

9h30 locais 
(5h30 de Brasília)

Os convidados à cerimônia na igreja de São Jorge começam a ocupar seus lugares. Chegam em carruagem até a Torre Redonda (Round Tower) do castelo e caminham até a porta sul da igreja.

11h locais 
(7h de Brasília)

Chegam à igreja os últimos convidados não pertencentes à família real.

11h20 locais 
(7h20 de Brasília)

Os membros da família real começam a chegar de carro ou a pé. Entram na capela pela porta Galileia, na face sul, a única porta remanescente da igreja original do século 13.

O príncipe Harry e seu padrinho, seu irmão mais velho, William, chegam à escadaria oeste da igreja, provavelmente a pé. Será então que Markle e sua mãe, Doria Ragland deixarão o local onde passaram a noite e seguirão de carro para a igreja. As damas de honra se unirão a elas antes de entrar na igreja, também pela escadaria oeste.

O príncipe George e a princesa Charlotte, filhos do príncipe William e da duquesa de Cambridge Kate Middleton, estão entre os escolhidos para serem pajem e dama de honra

12h locais
(8h de Brasília)

Começa a cerimônia. O deão de Windsor, David Conner, celebrará o casamento ao lado do líder máximo da Igreja Anglicana nos Estados Unidos, o bispo presidente Michael Bruce Curry, que pronunciará a homília. Justin Welby, arcebispo de Canterbury, tomará os votos matrimoniais. Os três irmãos da falecida princesa Diana, mãe de Harry, assistirão ao casamento. Sua irmã, Lady Jane Fellowes, fará uma leitura.

13h locais
(9h de Brasília)

Os recém-casados deixarão a igreja pela escadaria oeste.
Os membros da família os saudarão das escadarias, quando partirem para o passeio em carruagem por Windsor por aproximadamente 25 minutos. O trajeto será pela rua principal da cidade e a avenida arborizada que leva ao castelo de Windsor, onde terminará.
A carruagem escolhida é a Ascot Landau e será escoltada pelo Regimento montado de cavalaria (Household Cavalry Mounted Regiment). Quatro cavalos cinza, como é a tradição da família real britânica, vão puxar a carruagem. Se fizer mau tempo, a carruagem escolhida será a 1830 Scottish, que tem janelas maiores e painéis transparentes no teto.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.