Diario de Pernambuco
Busca

Golpista

General acusado pela morte de mais de mil indígenas na Guatemala morre aos 91 anos

José Efraín Ríos Montt era julgado por genocídio realizado entre os anos de 1982 e 1983

Publicado em: 01/04/2018 17:47

O general golpista guatemalteco José Efraín Ríos Montt, que era julgado por genocídio, morreu neste domingo (1º), aos 91 anos, confirmou à Agência EFE uma fonte da família.

Ríos Montt, que governou entre 1982 e 1983 após um golpe de estado, era julgado pelo assassinato de 1.171 indígenas no departamento de Quiché, no noroeste da Guatemala. A fonte, que pediu para não ser identificada, disse que o militar tinha problemas respiratórios e pulmonares.

Desde 2015, o general foi declarado com demência senil. Um dos advogados do militar, Jaime Hernández, explicou a uma emissora local que Ríos Montt sofreu um infarto em casa por volta das 6h locais (9h deste domingo em Brasília).

"Ele morreu em casa, com o amor de sua família, com a consciência saudável, limpa, rodeado de muito amor, vítima das doenças que conhecemos", afirmou o advogado. "Morreu em paz, tranquilo, e todos com a convicção que neste país nunca houve genocídio e era inocente do que foi acusado", afirmou o advogado.

No dia 10 de maio de 2013, o general reformado foi considerado culpado por genocídio e crimes contra humanidade. Ríos Montt foi condenado a 80 anos de prisão. No entanto, dez dias depois da sentença, a Corte de Constitucionalidade da Guatemala, o órgão superior de Justiça do país, anulou a decisão por erros no processo e determinou a realização de um novo julgamento.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.